Duas maravilhosas maneiras de fazer uma boa galinha caipira

Frango à Cabidela

Ingredientes:

1 galinha inteira com o sangue
3 dentes de alho
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 tablete de caldo de galinha
1 cebola picada
1 pitada de colorau
1 colher(sopa) de maisena
1 colher(sopa) de farinha de mandioca
3 batatas inglesas
1 folha de louro
2 ovos
1 tomate picado
cheiro-verde
cebolinha verde
óleo
sal a gosto

Modo de Preparar:

Antes de mais nada, limpe a galinha e reserve o sangue. Em seguida, corte-a em pedaços, tempere com sal e limão e deixe curtir um pouco. Em uma panela com óleo, refogue bem o alho, acrescente os pedaços de galinha e os temperos - cheiro-verde, cebolinha, tomate, cebola, pimenta-do-reino, colorau, louro e sal.. Cozinhe bem para dar gosto.

Quando a galinha estiver macia, separe o caldo para fazer a cabidela. Em outra panela, misture um pouco do caldo de galinha com um pouco do sangue, coloque o tablete de galinha e duas gemas de ovos desmanchadas com um pouco de maisena e farinha de mandioca.

Acrescente, aos poucos, mais caldo e mais sangue até dar o ponto. Junte, então, os pedaços de galinha. Para decorar, coloque as batatas em rodelas e, se quiser, acrescente um pouco de coentro.

Rendimento: 4 porções

Frango caipira ao molho pardo ou à cabidela

Ingredientes


1 galinha caipira
3 xícaras de sangue de galinha
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho picadinho
3 tomates picados, sem sementes
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara de cheiro verde picado
3 colheres de vinagre de vinho tinto
1 pimenta vermelha
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
1 folha de louro
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo


Para preparar a galinha à cabidela ou ao molho pardo, você vai precisar de aproximadamente 3 xícaras de sangue de galinha. Você poderá obtê-lo numa avícola* ou comprando o frango ainda vivo. Corte a galinha em pedaços.

Faça um tempero com sal, pimenta do reino, cheiro verde e 2 colheres de vinagre. Passe no frango e deixe marinando por aproximadamente 2 horas. Passado este tempo, retire a galinha e reserve o caldo que sobrou.

Refogue no óleo as cebolas, os pimentões e o alho, coloque os pedaços de galinha, os tomates e cozinhe em fogo brando. Quando os tomates estiverem desmanchados, polvilhe a farinha de trigo e mexa bem.

Dissolva o tablete de caldo na água e adicione à galinha juntamente com o caldo reservado.

Assim que a galinha estiver cozida, junte o cheiro verdee a pimenta vermelha, prove o tempero e apague o fogo. Com o fogo apagado mas o caldo bem quente, junte o sangue à panela e sacuda com movimentos rotatórios, para unir bem o molho. Em hipótese alguma leve o molho ao fogo para ferver.

* Leve um vidro de palmito com 3 colheres de vinagre e peça ao abatedor que lhe reserve o equivalente à metade do vidro. O vinagre deve ser acrescentado e misturado ao sangue, para que não talhe.

Bom apetite!


 

Galinha caipira

Especial comida mineira


subir