O Fantástico mundo dos recordes

Wagner Ghizzoni Júnior

Um grupo de amigos, após uma caçada infeliz, foi a um bar para comentar o fracasso da expedição. Enquanto bebiam para compensar o descontentamento, um deles perguntou se haveria no planeta algum pássaro mais rápidos que aqueles que tinham tinham sido seus alvos: os tordos, pequenas aves da Europa, da mesma família das andorinhas. Após debaterem sem chegar à uma conclusão, outro membro do grupo comentou que, ao redor do mundo, a todo momento, as pessoas fazem questões semelhantes. Foi desta discussão numa mesa de bar que surgiu a idéia de se pesquisar e registrar os recordes da natureza e do homem. Assim surgiu o Guiness Book, o livro dos recordes. A obra ganhou este nome em homenagem à cerveja Guiness, que eles bebiam na ocasião.

Atualmente, o Guiness é o segundo livro mais vendido do mundo, atrás apenas da Bíblia. Recentemente, para lançar o novo site do Guiness Book of Records, um novo recorde foi quebrado: cientistas criaram a menor propaganda do mundo, que foi aplicada no "joelho" de uma abelha. Os dizeres "guinessworldrecords.com", foram escritos em laser e camada de ouro evaporado sobre um pedaço de filme, que foi aplicado no inseto.

A propaganda é pouco maior que o diâmetro de um fio de cabelo humano e não pode ser vista a olho nu. "Nós teríamos que fazer algo realmente extraordinário dada a natureza do nosso trabalho", disse Stewart Newsport, o responsável pelo site. De acordo com Newsport, a abelha foi escolhida devido a um jogo de palavras entre "to be the bee's knees" (estar no joelho da abelha) e "to be the business" (ser o melhor nos negócios).O site apresenta cerca de 4 mil recordes, 15% do material do último livro.

Se você quer ter seu nome no próximo livro dos recordes, há vários caminhos. Um deles é a própria sorte ou o acaso. De repente, daqui alguns dias você tem no seu quintal o maior tomate do mundo. Mas, caso o recorde que você quer quebrar seja um desafio humano, saiba que foram estabelecidas regras para quase todos fenômenos, desde limpar janelas a atirar tortas. Vamos logo a um exemplo. Para se fazer a mais longa corrente de clipes de papel, uma das categorias que mais pede inclusões, as regras são as seguintes:

1. O comprimento máximo de cada clipe é 4 cm.
2. No máximo 60 pessoas podem participar da confecção da corrente. O limite de tempo é de 24 horas (ininterruptas. Não pode, por exemplo 12 horas num dia e mais doze no segundo.)
3. A corrente deve ser única e cada clipe deve ser preso à extremidade do clipe seguinte.

O recorde atual de mais longa corrente de clipes de papel é 27,189 km, estabelecido por 60 membros da Nanyang Technological University, Hall of Residence 8, Cingapura, em 24 horas, em 25 e 26 de julho de 1997.
Em qualquer caso a proposta de inclusão de recorde deve estar acompanhada de pelo menos duas declarações assinadas por testemunhas, que devem ser pessoas influentes na comunidade e não podem ser parentes do aspirante ao recorde. Outra coisa: eventuais danos causados a recordistas ou terceiros não são responsabilidade da Guinness Publishing Ltd.

Para entrar em contato com o Guinness, há três alternativas.: ligue para 00 44 891 517607(ligação internacional), ou mande um e-mail, para infobr@guinnessrecords.com, ou ainda envie um fax para: 00 44 171 891 4568.

Alguns Recordes Curiosos
O paulista Alcides Lazarini levantou 100 kilos usando apenas o dedo mínimo.
Em 1 de janeiro de 1907 o presidente americano Theodore Roosevelt apertou 8513 mãos.
A corrida de táxi mais cara da história custou U$ 64336, de Londres a Cidade do Cabo.
O político que mais sofreu tentativas de assassinato foi Charles de Gaulle : 31 ao todo.
O inglês Dean Gould lambeu 450 selos em 4 minutos.

Leia também:

Esporte

 

Esporte


subir